• INCC

"... Pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus."


Nessa última semana nossos GCs ministraram o Estudo de Atos 14 que nos traz uma visão sobre a época e curiosidades paralelas que tornam a leitura deste trecho muito interessante!

Lemos nesse capitulo sobre o início da pregação de Paulo aos gentios.


Ouça com atenção o Capitulo 14 de Atos dos Apóstolos, Em Listra e Derbe (Dramatizado).





A cidade de Listra, mencionada no versículo seis ficava perto de Icônio, cerca de seis quilômetros. A cidade era pagã, podemos entender que Paulo e Barnabé começaram a pregação justamente em uma cidade gentia totalmente pagã. A cura de um aleijado em Listra se parece com a cura do aleijado de Jerusalém, relatado em Atos 3:6 a 8. Após este evento o povo começou a adorar Paulo e Barnabé como deuses.


Em atos 14:12 lemos que Paulo e Barnabé eram chamados de Júpiter e Mercúrio. Júpiter era um deus grego, também conhecido por Zeus, o principal deus da mitologia grega. Já Mercúrio, também chamado Hermes, era o deus dos oradores. Conforme a mitologia grega da época, haviam duas lendas sobre Júpiter e Mercúrio vindo à Terra como homens. Essas lendas eram conhecidas, justamente, em Listra, cidade a qual estavam, e por toda Licaônia.


Os gregos daquela região acreditavam que a lenda estava se tornando realidade.

Para tentar impedir a adoração dos gregos, Paulo cita a criação de Deus como prova de seu poder e amor.


Curiosamente, após serem adorados como deuses (embora tentassem impedir), Paulo e Barnabé passaram de heróis a vilões, quando os judeus chegaram ao local. Podemos ver, no versículo 19, que Paulo foi apedrejado e levado para fora da cidade.


Conforme a tradição da época, a vítima era apedrejada até a morte, depois disso, o corpo era levado para fora da cidade, para que cães e outros animais comessem a carne da vítima. Paulo ter sobrevivido a este acontecimento pode ser caracterizado como um milagre. Segundo alguns estudos bíblicos, as marcas de Paulo mencionadas em Gálatas 6:17 eram consequentes deste apedrejamento.


"Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus."

Gálatas 6:17


Em II Corintios, capitulo 11:23 -25 , Paulo refere-se aos seus sofrimentos também menciona esse apedrejamento em Listra.


"São eles servos de Cristo? - estou fora de mim para falar desta forma - eu ainda mais: trabalhei muito mais, fui encarcerado mais vezes, fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes. Cinco vezes recebi dos judeus trinta e nove açoites.

Três vezes fui golpeado com varas, uma vez apedrejado, três vezes sofri naufrágio, passei uma noite e um dia exposto à fúria do mar."


Mesmo diante de tantas lutas descritas no Livro de Atos, o autor encerra o capitulo nos encorajando.


Deixamos aqui esse versículo chave do Estudo:

"Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus."

Atos 14:22



Baixe o estudo em PDF:

Atos Cap 14 - GRUPO
.pdf
Download PDF • 398KB




Cresça na Palavra! Participe de um Grupo de Comunhão Online!


NOSSO CONVITE

Hoje somos mais de 160 grupos cadastrados! E o retorno de todos os participantes tem sido muito positivo! GLORIA A DEUS!

Faça parte de um GC!

Enviamos abaixo o link para que você se inscreva nos informando sobre o perfil de grupo que você gostaria de participar. Aguardamos sua inscrição!


LINK: https://bit.ly/inccgc





271 visualizações
logo incc preto.png
Igreja do Nazareno Central de Campinas