• INCC

Não perca a oportunidade de aprender Libras

O que é Libras?

Libras, sigla de Língua Brasileira de Sinais, é a língua oficial da comunidade surda brasileira.

É uma língua de modalidade gestual-visual, que se exprime através da combinação de sinais e expressões faciais, as chamadas expressões não manuais. Os sinais utilizados substituem as palavras de uma língua de modalidade oral-auditiva.


Organizada em níveis fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos, Libras é reconhecida pela linguística. Assim, o Brasil tem duas línguas oficiais, português e Libras, que é a língua materna dos surdos. Por tudo isso, a Libras não é uma linguagem. Tal como a língua portuguesa, a língua de sinais é dinâmica e apresenta regionalismos, as diferenças de acordo com as regiões do país onde a língua de sinais é usada. Isso corrobora ainda mais o seu caráter de língua, tendo sido reconhecida como tal em 2002.


Cada país tem a sua própria língua de sinais. No Estados Unidos, por exemplo, ela se chama American Sign Language (ASL), Língua Americana de Sinais, em português. Na França, ela se chama Língua de Sinais Francesa (LSF), e é inclusive a língua que deu origem à Libras.


De acordo com os dados do Censo 2010, segundo o IBGE, 2,1 milhões de brasileiros são surdos ou têm muita dificuldade para ouvir, no entanto o número de pessoas que utilizam a Libras não foi apurado.


Texto Publicado em: https://www.todamateria.com.br/libras-lingua-brasileira-de-sinais/


Abrace essa Oportunidade de aprender LIBRAS!


Venha aprender com profissional competente! Aprendizado com auxílio de surdos.


Curso pago com a possibilidade de bolsa de estudo e descontos.


Maiores informações: 19 987502066

97 visualizações0 comentário