top of page
  • ti3452

Testemunho: "... Uma sensação de felicidade me tomou e uma paz que ultrapassa meu entendimento."

Semear em tempo e fora de tempo!


Eu sou Tarciza Dalcol, do Cena Viva e Cerimonial da INCC, intercessora. Contarei a história de vida e conversão da Alzenir Binati, mulher de 54 anos, auxiliar e técnica de enfermagem, hoje também intercessora e evangelista fervorosa, que conheci e comecei a evangelizar em 2010, pela Graça do Senhor Jesus Cristo! A conversão da Alzenir é uma alegria radiante em minha vida e aqueceu meu coração a continuar animosamente a pregar a Palavra aos perdidos!



Como conheci a Alzernir


Conheci a Alzenir em 2010, como massoterapeuta e técnica de enfermagem numa clínica de estética onde ela permaneceu até aposentar-se. Sempre orava e oro ainda, pela salvação das vidas daquele lugar onde cuidam de mim, desejando retribuir ao Senhor o carinho da porta que me abriu ali.


Em casa, oro ainda nome por nome das funcionárias e da proprietária; na clínica, aproveitava o tempo dos tratamentos para semear a Salvação do Senhor e Alzenir, pelo contato frequente que tivemos, foi um dos principais alvos dessa semeadura, pela Graça de Jesus!


Nos nossos encontros semanais naquele lugar, nos conhecíamos melhor e eu me apercebi de grandes livramentos na vida daquela mulher forte e ansiosa por justiça!


O tempo de Deus é perfeito e vou contar um pouco aqui, de como foi a jornada dessa mulher até a sua conversão, anos mais tarde, através das mãos de outros irmãos.


Sobre a história da Infância e juventude de Alzenir: "... Foram tempos muito difíceis!"


Terceira de 7 irmãos, o pai dela, Ermelindo Binati, desejava mais um filho homem para ajudar nos serviços pesados da roça e ela já chegou decepcionando! A menina miudinha e magra trabalhava na roça desde os 5 ou 6 anos. Trabalhava com os irmãos e o pai nas lavouras de milho, soja, algodão, tomate e café.

Plantava, colhia, passava veneno, trançava madeira, buscava água na mina, lavava roupa e cozinhava para a família e a mãe doente; não estudou até a família vir para Campinas. Suas perspectivas eram realmente bem estreitas! Uma vida dura e sem mimos!

Aos 11 ou 12 anos, já em Campinas, trabalhou como doméstica numa casa de família. Seu salário complementava a pouca renda familiar. Sua infância foi sem brinquedos, mimos... Nessa fase, começou a ir à escola e conheceu sua paixão, um adolescente que marcaria toda a sua vida, José Bonifácio Ferreira.


Foi trabalhar numa granja aos 15 a 16 anos e, posteriormente, numa gráfica onde foi registrada com benefícios CLT finalmente. Nessa época, engravidou daquele colega de adolescência e descobriu depois de 3 meses. O pai a rejeitou e agrediu quando soube. O pai da criança, também não assumiu. Seguiu a vida.


Ainda grávida, tentou morar escondida na casa de uma vizinha, longe do pai. Mas, precisou voltar por causa da mãe e terminou a gravidez na casa dos pais.

Foto: Mae de Alzenir com sua netinha e Alzenir com sua filha já adulta.


Aos três meses da filha e ainda empregada na gráfica, colocou-a numa creche para voltar a trabalhar, sustentar-se e pagar ao pai as despesas de água, luz e alimento.

Aos 3 anos da filha, não suportando mais a convivência com o pai, saiu de casa pela segunda vez; dessa para morar no assentamento da Vila União que havia se formado.

Sua casa era um barraco rudimentar de lona e caibro. A filha era cuidada pela sua mãe na casa dos pais e ia para creche pela manhã.


Deus deu muitos livramentos à Alzenir nessa época, onde corria risco de ser molestada, especialmente quando ia tomar banho no rio ou numa mina perto da Rodovia dos Bandeirantes, sua fonte de água limpa, levada para o barraco de madrugada. Foram tempos muito difíceis!



As portas começaram a se abrir!

"Piedoso é o nosso Deus e justo; o Senhor tem misericórdia". Sl 116:5


Ela conseguiu um novo emprego de faxineira na PUCC, com melhores salários e benefícios. Ocultou que morava na favela para conseguir a vaga.


Inscreveu-se num programa de sorteio de terrenos da Prefeitura Municipal e foi pleiteada! Deus ouviu o clamor do seu coração e ela recebeu seu pequeno pedaço de terra onde poderia morar no que era seu.



Nessa fase, o namorado, sem dinheiro, ainda pediu para morar com ela e dividiram o barraco como marido e mulher, por 12 a 13 anos.


Um parênteses que faço aqui: Imaginem quantas histórias assim estão pelas favelas da nossa cidade, precisando da luz de Cristo que nos cabe semear para uma verdadeira transformação nas vidas!


O namorado a traiu inúmeras vezes, chegando a ter 4 amantes ao mesmo tempo. Apaixonada por ele, permanecia na relação enquanto tocava a vida. Na PUCC, Alzenir recebeu a ajuda de 2 médicos para cursar assistente de enfermagem e foi melhorando o currículo que a levaria até a clínica onde nos conhecemos, em 2010!

Nesse novo emprego, ela aprimorou os estudos e cursou técnico de enfermagem, e seguiu aperfeiçoando na enfermagem numa rotina estressante que a fez ter 2 AVCs e interromper a rotina de estudos, a memória e o trabalho durante alguns meses. Por milagre, recobrou a memória e todos os movimentos. Ainda sofreu uma queda importante que amassou 4 vértebras da coluna. Mesmo assim, cuidou da mãe até ela falecer. Despediu-se do namorado, inválido por miocardite que faleceu sozinho.


Irmãos que semearam na Vida de Alzenir

"Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina." 2 Tm 4


A Obra realmente não nos pertence, somos apenas obreiros coadjuvantes do Espírito Santo. Ele cuida da grande seara do Senhor. Por muitas vezes, eu me questionava se veria algum fruto das palavras e orações que semeava naquele lugar e, quando eu nem imaginava, veio essa surpresa da Alzenir!


Pessoas que não conheço concluíram a Obra iniciada há 9 anos atrás. Gente que se permitiu ser instrumento do Deus Vivo, como a Pra Delvia, Pr Jurandir, Pr André e Pr Rogério da Igreja Brilhante Estrela do Amanhã, que só conheço pelo relato dela, mas que sei serem membros do Corpo de Cristo, a Sua Igreja formada pelas congregações sinceras no serviço ao Reino.


Palavras da Alzenir sobre sua experiência com Cristo! Uma nova criatura!


"Deus tem cuidado de mim desde criança. Eu falo que desde o ventre da minha mãe, Deus já cuidou! Desde lá eu já estava sendo escolhida. Não quer dizer que não vamos passar lutas. Lutas nós temos! Conhecer ao Senhor Jesus, meu Salvador, foi uma bênção! Fui regada por pessoas que me falavam da Palavra do Senhor, inclusive na clínica. Comecei a frequentar um grupo de intercessão às quintas-feiras, perto de minha casa, sem ser ainda salva, até que uma pessoa me parou na rua e me disse: _ Você vai servir ao Senhor de uma maneira diferente de hoje! Você vai ser usada pelo Senhor (confirmando minha impressão de sempre, aleluia!). Recebi uma oração de cura naqueles dias que me livrou das dores nas costas e tive um alívio maravilhoso! No mesmo dia 31 de janeiro de 2019, recebi o apelo da irmã Delvia que orou por mim aos prantos na mesma ocasião. Aquela sensação de felicidade me tomou e também uma paz que ultrapassa meu entendimento. Comecei a ir para a casa do Senhor vários dias da semana. Pedi perdão por todos os meus erros na vida e recebi a cura completa das fortes dores que eu sentia na coluna, pela oração da irmã Cecília. Parecia que eu estava flutuando, livre da dor que me atormentou por 3 anos! No dia 12 de outubro de 2019, já curada das dores, fui batizada, para honra e glória do Senhor Jesus!"



Eu sempre vi na Alzenir, uma serva do Senhor, com uma rica experiência de vida e de dores. Creio que Deus a talhava para socorrer o aflito e a ser aquele tipo de crente que não se deixa intimidar pelo mal. Para mim, ela estava matriculada na escola do Senhor desde a infância, na antessala da Olaria do Pai!


Nós realmente não temos a dimensão da operação da Obra do Senhor nas vidas. Quando o Espírito nos impele a dar a Palavra a alguém, nossa pequena semeadura e testemunho de vida não podem ser ignorados. Muitos virão até nós para a semeadura, outros para os cuidados que farão brotar a fé naqueles corações para sermos os obreiros que regam e colocam os insumos às plantinhas do Reino. Outros que nem conhecemos, estarão ao lado deles para colherem o fruto da Salvação e o Batismo. E outros, serão alcançados pelos que frutificaram da nossa semeadura e que o Espírito gerou através de nosso trabalho! Muito lindo, não?! Então, estejamos sempre prontos e preparados a evangelizar e a dar bom testemunho para o Reino, para sermos obreiros produtivos em todo o tempo na grande seara do Senhor, aguardando nosso galardão no céu, na vida eterna que nos veio pela Graça!


"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura". Mc 16:15

"Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes".

Mt 22:9


Por Tarciza Dalcol.

394 visualizações1 comentário
bottom of page