top of page
  • ti3452

Veja essa Série de Estudos da 1ª Carta de João: Classe De Exposição Bíblica- EBD Online


Classe De Exposição Bíblica


Nossa proposta de ensino é a “exposição bíblica”. O significado desta modalidade é bem simples: estudar a Bíblia Sagrada respeitando a estrutura natural, a mensagem central e a vontade do Espírito Santo expressa em cada livro que a compõe.

A exposição bíblica está representada na frase “toda a vontade de Deus” (Atos 20.27, NVI). Conhecer e praticar a Palavra de Deus deve ser o alvo de todo discípulo de Cristo e este é o propósito da leitura, meditação e estudo da Palavra em toda a sua extensão.


ESTUDOS NA 1ª CARTA DE JOÃO 


A primeira carta de João é uma janela aberta para arejar o cristianismo de todas as eras. Sua mensagem fortaleceu a comunidade cristã do 1º século e prevaleceu contra o erro dos falsos mestres. Estes dois aspectos são de valor permanente para a igreja. O autor da Carta não é identificado, à semelhança de Hebreus. No entanto, as evidências internas e o testemunho pós-apostólico convergem para João, aquele que traz a distinção de ser um dos amigos mais próximos de Jesus.


Os cinco capítulos da Carta podem ser lidos em 17 / 18 minutos. Deixamos o desafio da leitura do texto de uma só vez, ou um capítulo por dia, durante dos dias da semana, enquanto prosseguimos nos estudos.


Neste tratado apostólico a expressão “Deus é amor” (4.9,16) é central. Um autor consagrado diz: “Se quisermos relacionar nos relacionar com Deus da maneira correta, temos que aprender a amar da maneira correta”. E acrescenta: “Em Jesus, Deus e o amor são ligados de maneira acurada, intrínseca e indissolúvel” (EHP).


Quão imensa é a oportunidade que temos de ler, estudar, refletir e praticar os princípios deste documento atemporal e universal. Você e eu poderemos ter a experiência do apóstolo João de nos relacionarmos com a “Palavra da vida” de forma intensa.


Concluindo, vejamos o erro cristológico que João está a combater. James Stewart, de Edimburgo, professor renomado do Novo Testamento disse: “Toda a controvérsia do Novo Testamento pode ser reduzida à batalha da liberdade evangélica contra o legalismo dos judaizantes de um lado e, do outro, à luta da verdade salvadora contra o gnosticismo”.


A escola do “gnosticismo” (da palavra grega “gnose”, conhecimento) tinha um elemento do “docetismo” (grego “aparência”) cujo foco era: Jesus tinha aparência de homem... sua natureza é puramente divina. O ASPECTO PRINCIPAL DA HERESIA, PODE-SE DEDUZIR ERA A NEGAÇÃO DA ENCARNAÇÃO DE JESUS. 


JOÃO, com a autoridade de uma testemunha ocular escreve : “o que ouvimos, o que vimos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam”...


(1.1)  AMADOS IRMÃOS E IRMÃS – somente na Palavra a igreja poderá vencer a apostasia, a heresia, o engano. Permaneçamos em sua verdade!


A nota dominante da Epístola é a comunhão com Deus, e a comunhão uns com os outros, com a mediação Dele (1 João 1.3). ASSIM, VIDA CRISTÃ PODE SER RESUMIDA EM SETE PALAVRAS.


Começa com a Filiação; é fortalecida pelo Discipulado; prossegue em Mordomia; se expressa em Adoração; responde ao Senhorio; realiza-se na Comunhão; e completa-se com Herança. (W. H. Griffith Thomas)




Conheça nosso Professor Pr. Luciano Duarte

Ministro cristão por 41 anos. Formação acadêmica em Teologia: Seminário e Instituto Bíblico da Igreja do Nazareno (SIBIN) e em Ciências Sociais: Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Carreira: ministério pastoral, docência teológica e superintendência distrital.

É membro da Igreja do Nazareno por de 47 anos.

Deseja participar da classe?


Baixe aqui o PDF dos Estudos.

Auxilio_didático_-_Primeira_Carta_de_Jo
.
Download • 696KB
II_-_Estudo_1_-_Primeira_Carta_de_João
Download • 687KB
III_-_Estudo_2_-Primeira_Carta_de_João
Download • 675KB
IV_-_Estudo_3_-_Primeira_Carta_de_João
Download • 571KB
V_-_Estudo_4_-_Primeira_Carta_de_João
.p
Download P • 1.16MB


EBD ONLINE - INCC & EXTENSÕES

todos os domingos as 09h00




Veja aqui, todos os links para a reunião no zoom, das CLASSES DE EBD ONLINE:






376 visualizações0 comentário
bottom of page