top of page
  • ti3452

Voltamos! GC 10: Felizes os perseguidos por causa da justiça



VERSÍCULOS CHAVE:


“— Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. — Bem-aventurados são vocês quando, por minha causa, os insultarem e os perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vocês. Alegrem-se e exultem, porque é grande a sua recompensa nos céus; pois assim perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.”


FELIZES OS PERSEGUIDOS POR CAUSA DA JUSTIÇA


Injustiça, inverdades contra você, injúrias, calúnias, insultos, perseguição, ataques morais e físicos.

Para nós, é quase incompreensível associar perseguição com felicidade. Perseguição e felicidade parecem-nos coisas mutuamente excludentes. Esse é o grande paradoxo do cristianismo. Mas Jesus termina as bem-aventuranças dizendo que o mais elevado grau de felicidade está ligado à perseguição. Obviamente não são felizes todos os perseguidos, mas os perseguidos por causa da justiça.


No cristianismo a cruz vem antes da coroa. O sofrimento precede a glória. Importa-nos entrar no reino por meio de muitas tribulações. Vejamos Atos 14.22: ”fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé, e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus”




Porque você é um cristão, o mundo o odeia, como odiou a Cristo: “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia..... Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros...” (Jo 15.18,19, 20b).


I - Há duas maneiras de perseguir uma pessoa:


a) Em primeiro lugar, a perseguição das armas (Mt 5.10).

b) Em segundo lugar, a perseguição da língua (Mt 5.11)


Três são as formas da perseguição pela língua:

a) Injúria

b) Mentira

c) Falar mal


II - Quem são os perseguidos?


A perseguição no versículo 10 é generalizada: “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus”, enquanto no versículo 11 é personalizada: “Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós”. Quem são eles? São os mesmos descritos nos versículos 3 a 9: os humildes, os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os limpos de coração e os pacificadores.


Quero lhes deixar alguns exemplos: os apóstolos de Cristo foram perseguidos de forma implacável. André, irmão de Pedro, foi amarrado na cruz para ter morte lenta. Pedro ficou preso nove meses e depois foi crucificado de cabeça para baixo. Paulo foi decapitado por ordem de Nero. Tiago foi passado ao fio da espada por ordem de Herodes Agripa I. Mateus, Bartolomeu e Tomé foram martirizados. João foi deportado para a ilha de Patmos.


III - Quando sofrer é uma bem-aventurança?


Quando sofremos por causa da justiça (5.10). Alguns tomam a iniciativa de opor-se a nós não por causa dos nossos erros, mas porque não gostam da justiça da qual temos fome e sede. A perseguição é simplesmente o conflito entre dois sistemas de valores irreconciliáveis.


Sofrer pelo erro não é bem-aventurança, mas vergonha e derrota. Sofrer pelo erro é punição e castigo, e não felicidade. Um cristão não é feliz ao ser perseguido por ter transgredido a lei de Deus. Os cristãos sofriam porque, eram desprezados pelos outros membros da família.


Sofrer é bem-aventurança, ainda, quando sofremos por causa de nosso relacionamento com Cristo (5.11). O mundo não odeia o cristão, mas odeia a justiça, odeia a Cristo. O mundo odiou Jesus e o levou à cruz.


Assim, quando o mundo vê Cristo em sua vida, em suas atitudes, o mundo também odiará você.


IV - Como devemos enfrentar essa perseguição?


Com profunda alegria! Não devemos buscar a vingança como o incrédulo, nem ficar de mau humor, nem lambendo nossa própria ferida cheios de auto piedade, nem negar a dor como os estoicos, muito menos gostar de sofrer como os masoquistas. As palavras usadas por Jesus descrevem uma alegria intensa, maiúscula, superlativa, absoluta. A palavra “exultai”, agalliasthe, significa saltar, pular, gritar de alegria.


Vejam o que diz Pedro em sua primeira carta 3:14-17 “Mas, ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois. Não vos amedronteis, portanto, com as suas ameaças, nem fiqueis alarmados; antes santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração .... porque, se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal”


V - Qual é a recompensa divina aos perseguidos por causa da justiça?


a) Uma felicidade superlativa (5.10,11)


b) A outra recompensa é a posse de um reino glorioso (5.10)


Quando você estiver sendo perseguido por causa da justiça e por causa de Cristo, saiba que não está sozinho nessa arena, atrás de você marchou um glorioso exército de profetas de Deus. A perseguição é um sinal de genuinidade, um certificado das credenciais dos súditos do reino e da autenticidade cristã, pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.


Precisamos considerar que o nosso sofrimento aqui é leve e momentâneo quando visto à luz da recompensa eterna. Vejamos 2 Co 4:17-18): “Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas”.

Os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós (Rm 8:18). Somos bem-aventurados!




PARA PENSAR:


1. Quais as duas maneiras de perseguição?

2. Quais são as perseguições pela língua?

3. Quem são os perseguidos?

4. Quando sofrer é uma bem-aventurança?

5. Como devemos enfrentar essa perseguição?

6. Qual é a recompensa divina aos perseguidos por causa da justiça?

 

NOSSO CONVITE Hoje somos mais de 160 grupos cadastrados! E o retorno de todos os participantes tem sido muito positivo! GLORIA A DEUS!


Faça parte de um GC! Enviamos abaixo o link para que você se inscreva nos informando sobre o perfil de grupo que você gostaria de participar. Aguardamos sua inscrição!




 

Europa, Estados Unidos & Canadá, e agora, África! Grupos de Comunhão Internacionais


"... sem barreiras para a comunhão"





Você não foi enviado para este país por acaso, Deus quer te usar para juntos fazermos discípulos de todas as nações!





Outras informações sobre os GCs Internacionais entre em contato:

  • Pr. Cleber Soares

  • Whats: +55 (019)981510850

  • E-mail: cleberfsoares@gmail.com

2.114 visualizações1 comentário
bottom of page