top of page
  • ti3452

Curso Online: Competências Essenciais exigidas no mercado de trabalho e na vida pessoal


Diante do atual mercado de trabalho brasileiro, num cenário de Pandemia, o diferencial do profissional que lidera ou é liderado está no autoconhecimento, empatia, sensibilidade, comunicação assertiva, foco, trabalho em equipe, adaptabilidade, conhecimento entre outras habilidades e atitudes.


Segundo o IBGE, em maio 8,8 milhões de pessoas estavam em home office no Brasil. Essa realidade trouxe diversas dificuldades para líderes e liderados diante das adaptações as tecnologias e o novo ambiente de trabalho. Empresas já estão fazendo contratações diretas para home office.


A criatividade do povo brasileiro foi posta à prova e foram criados respiradores artificiais para UTI, hospitais de campanha, costureiras produziram máscaras, empresas produziram álcool gel, restaurantes, mercados e feirantes fizeram entregas para uma quantidade enorme de famílias que tiveram que se manter em isolamento social em uma quarentena interminável.


Os profissionais mais exigidos nesse momento são os médicos e enfermeiros, que trabalham arduamente para combater um vírus invisível e salvar vidas; para sustentar toda a população, a Agropecuária faz um trabalho maravilhoso para que não falte alimentos na mesa do povo; temos ainda os entregadores de moto que cruzam longas distâncias para levar de tudo para aqueles que estão em quarentena e os professores que tiveram que se adaptar rapidamente as tecnologias da sala de aula virtual para atender seus alunos à distância.



Diante desse quadro vejo profissionais que estão colocando suas competências em prática num esforço conjunto para salvar vidas e a economia de nosso país.


Mas afinal o que é competência? É a união de conhecimento, habilidade, atitude e entrega.

Alguns exemplos de competências são Comunicação Escrita e Falada, Relacionamento Interpessoal, Relacionamento Intrapessoal, Liderança, Empreendedorismo, Tomada de Decisão, Negociação, Gestão de Mudança, Trabalho em Equipe, Gestão da Informação, Criatividade e Inovação, Visão Estratégica e Visão Sistêmica entre outras.


Além dos fatores profissionais essa Pandemia trouxe à tona outras questões com relação a vida pessoal. Muitos problemas de ordem emocional que foram deixados de lado em detrimento a inúmeras atividades começaram a surgir durante o isolamento em família. E nesse panorama aparece então a ansiedade, pânico, depressão, medo, autoestima baixa etc.


Sobre o Curso:


Há cinco anos, venho ministrando o Curso Competências Essenciais Exigidas no Mercado de Trabalho e Vida Pessoal na Igreja do Nazareno Central de Campinas

e todos esses assuntos comentados neste

texto e muito mais são trabalhados durante dois meses em 10 encontros, aos sábados das 8h às 12h.


Diante do atual cenário a próxima turma (agosto/setembro 2020) será a primeira virtual. O curso é gratuito com pagamento de taxa de inscrição.


Durante o curso diversas atividades de criatividade, ferramentas de Coaching, dinâmicas e apresentações de trabalhos serão realizadas para desenvolver as competências necessárias para o atual cenário do mercado de trabalho.


Para inscrever-se basta enviar e-mail: psimelato@gmail.com

informando nome completo, idade, profissão, local de trabalho, estado civil e telefone para contato. Vagas limitadas.


Lucimara Melato - CRP 06/81598

Psicóloga Clínica, Educadora,

Consultora de empresas

Conectando você a seus objetivos

Veja o vídeo abaixo:

484 visualizações0 comentário
bottom of page