top of page
  • ti3452

Dia 18 - Deus Cuida do Seu Povo - #JEJUM2020

"O Senhor ia adiante deles, durante o dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho... durante a noite numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite" (Êxodo 13:21). 


É extraordinário como Deus cuida do Seu povo. A saída do Egito foi algo extraordinário. Deus o libertou das mãos de Faraó. Mas agora, longe da escravidão do Egito uma nova etapa se iniciava. E Deus continuava a cuidar de Seu povo em todas as situações

1. Coluna de Nuvem. O povo andava no deserto, sob um calor causticante. Mas o Senhor lhes trouxe sombra. A sombra representa para nós o descanso que devemos ter no Senhor. O Salmista confirma: "O que habita no esconderijo do Altíssimo, e descansa à sombra do Onipotente, diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio" (Salmos 91:1-2). Em Isaías 41:13, o próprio Deus nos promete: "Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita, e te digo: Não temas, que eu te ajudo"

Lemos em Atos 5:15 que até a sombra de Pedro curava enfermos, tal o Poder que emanava dele: "a ponto de levarem os enfermos até pelas ruas e os colocarem sobre leitos e macas, para que, ao passar Pedro, ao menos a sua sombra se projetasse nalguns deles".  Portanto, em meio às dificuldades do deserto, lá estava o Senhor com Sua mão para conceder proteção ao Seu povo. Deus não nos tirou do Egito – do mundo – para deixar-nos no deserto. Ele cuida de nós. No calor das provações, Ele envia-nos a Sua sombra para que possamos descansar. Sua sombra é refúgio, Sua sombra é proteção (Salmos 23). 

2. Coluna de Fogo. A coluna de fogo surgia para guiá-los à noite. Representa, para nós, poder, purificação, unção. O fogo também simboliza o aquecimento que a presença do Senhor nos proporciona. O nosso Deus é fogo consumidor.  Alegremo-nos, pois somos Seu povo, e Ele "não é homem para que minta", Ele cumpre a Sua promessa: "Não temas, que eu te ajudo"

 

Pensamento: Deus sempre cuida do Seu povo.  Oração: Pai, sou grato por Teu cuidado em cada momento da minha vida. Em nome de Jesus, amém. 

- Devocional extraído do livro "Bálsamo e Mel" do Pastor Aguiar Valvassoura.



 

Ouça a música tema do #JEJUM2020 durante o seu devocional.



2.034 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page