• INCC

EBD Online: Conhecendo o Hebraico através da Bíblia


A Classe de Hebraico na EBD da INCC teve início em 2006. Desde então, ela tem recebido alunos dedicados, motivados e participativos, com diferentes expectativas para conhecer o Hebraico com a Bíblia. Os conteúdos são estudados dentro de contexto e temáticas das Escrituras Hebraicas, por exemplo: de Abrão até a formação do Povo de Israel, expressões de oraçãolouvor-adoração, o Senhor Jesus (HaAdon Yeshua) revelado nos livros Históricos, Salmos e Proféticos.


As aulas podem ser ministradas no estilo indutivo ou dedutivo, aplicando a abordagem devocional, apologética e exegética, dependendo do assunto da lição e perfil da classe. Atualmente, os estudos de alfabetização estão focados nos estudos sobre o Nome que Jesus nos ensinou a orar santificando-o, e disse que nos ensinaria mais sobre ele (João 17:26).


Entre Junho e Julho começamos o estudo do hebraico dentro do contexto O Criador, partindo dos ensinos de Paulo aos Colossenses e de João, estamos no relato da criação de Gênesis. Aprendermos a ler o que texto diz, sílaba por sílaba, a traduzir, construir vocabulário e conhecer as estruturas básicas do Hebraico Bíblico.


Curiosidades: consultamos as imagens de alta qualidade dos manuscritos do Mar Morto e que são disponibilizadas pela Autoridade de Antiguidades de Israel. Nas primeiras aulas do módulo de alfabetização aprendermos sobre os princípios básicos da tradução da Bíblia, como a ela chegou até nós, além de conhecer a contribuição da Academia da Língua Hebraica de Jerusalém para o nosso estudo do Hebraico.


O contato com os textos bíblicos em Hebraico é proporcionado com os recursos digitais com hebraico nativo, que são adaptados para a produção do material de estudo para a classe. No início do módulo de alfabetização os alunos acessam o material de apoio que pode ser impresso, sendo que os demais recursos para aprendizagem são: apresentações das aulas em PDF, vídeos com resumos das aulas e áudios online da Sociedade Bíblica em Israel.


Para participar desta classe é muito importante ter o compromisso da leitura bíblica como um todo, Antigo Testamento junto com Novo Testamento. Além disso, é essencial ter um cronograma pessoal de leitura diária, além de ler, estudar e meditar nos textos bíblicos da aula ao longo da semana. E nossa expectativa é que nosso entendimento seja aberto para compreendermos as Escrituras (Lucas 24:45), pois com o conhecimento de Sua Palavra, anelamos amar o Senhor, Adonaiיהוה -de todo o nosso coração, de toda nossa alma, e de toda a nossa força (Deuteronômio 6:5).


Ao participar dessa classe você poderá aprender:


  1. Ler as Escrituras Hebraicas- a Bíblia que Jesus lia e ensinava, a que era estudada pela igreja de Atos, ensinada por Paulo e os apóstolos- de modo contextualizado e literal.

  2. Conhecer os princípios básicos da Língua Hebraica, breve história da evolução da língua e sua relação com os impérios e povos do período bíblico.

  3. Aprender durante a alfabetização, como reconhecer as letras e palavras do vocabulário bíblico básico, em diferentes manuscritos, como os de Qumran, pois alguns são da época entre Esdras e Jesus.

  4. Diferenciar aspectos básicos do Hebraico Bíblico e moderno.

  5. Identificar elementos da cultura israelense moderna que estão relacionados com o contexto bíblico e com a Língua Hebraica.

  6. Memorizar textos bíblicos em Hebraico para meditação nas Escrituras.

  7. Aplicar o conhecimento do Hebraico no estudo da Palavra de Deus, na vida devocional, no compartilhar do amor e da fé em Cristo Jesus.

Leia os depoimentos abaixo de como tem sido as aulas Online:


"Tenho participado da EBD de Hebraico, desde o início da quarentena. Gostaria de salientar,que desde sempre, não houve nenhum prejuízo quanto a isso. A classe continua prosseguindo normalmente, sem perda da sua excelência.

Muito pelo contrário, muitos irmãos afastados, estão podendo participar, inclusive de outro estado, igreja, adoentados, tem sido uma benção. Glória à Deus por isso. A paz do Senhor." Aluna da Classe de Hebraico - Gislene


"Me chamo Regiane, estou participando da classe on-line de Hebraico bíblico da querida irmã Alba, e quero compartilhar como amo essa classe é a nossa querida professora.

Eu participei no ano de 2011 pela primeira vez desta classe e digo que nesse período tive um grande crescimento em conhecimento e espiritualmente através das aulas.

Devido as circunstancias da minha vida tive que parar minha participação na classe, mas sempre me lembrava com carinho das aulas e da querida Alba; me casei e acabei vindo morar no Rio grande do sul, onde moro atualmente, mas sempre acompanhando igreja pela internet, sempre assistindo os cultos on-line.

Quando começou todo esse processo que estamos vivendo atualmente, permaneci sempre ligada na igreja através das redes sociais, e me senti mais ligada a igreja, pois sempre participei da ceia através do culto pela internet e me sentia sozinha por não estar presencialmente com os irmãos