top of page
  • ti3452

EBD Online: Conhecendo o Hebraico através da Bíblia


A Classe de Hebraico na EBD da INCC teve início em 2006. Desde então, ela tem recebido alunos dedicados, motivados e participativos, com diferentes expectativas para conhecer o Hebraico com a Bíblia. Os conteúdos são estudados dentro de contexto e temáticas das Escrituras Hebraicas, por exemplo: de Abrão até a formação do Povo de Israel, expressões de oraçãolouvor-adoração, o Senhor Jesus (HaAdon Yeshua) revelado nos livros Históricos, Salmos e Proféticos.


As aulas podem ser ministradas no estilo indutivo ou dedutivo, aplicando a abordagem devocional, apologética e exegética, dependendo do assunto da lição e perfil da classe. Atualmente, os estudos de alfabetização estão focados nos estudos sobre o Nome que Jesus nos ensinou a orar santificando-o, e disse que nos ensinaria mais sobre ele (João 17:26).


Entre Junho e Julho começamos o estudo do hebraico dentro do contexto O Criador, partindo dos ensinos de Paulo aos Colossenses e de João, estamos no relato da criação de Gênesis. Aprendermos a ler o que texto diz, sílaba por sílaba, a traduzir, construir vocabulário e conhecer as estruturas básicas do Hebraico Bíblico.


Curiosidades: consultamos as imagens de alta qualidade dos manuscritos do Mar Morto e que são disponibilizadas pela Autoridade de Antiguidades de Israel. Nas primeiras aulas do módulo de alfabetização aprendermos sobre os princípios básicos da tradução da Bíblia, como a ela chegou até nós, além de conhecer a contribuição da Academia da Língua Hebraica de Jerusalém para o nosso estudo do Hebraico.


O contato com os textos bíblicos em Hebraico é proporcionado com os recursos digitais com hebraico nativo, que são adaptados para a produção do material de estudo para a classe. No início do módulo de alfabetização os alunos acessam o material de apoio que pode ser impresso, sendo que os demais recursos para aprendizagem são: apresentações das aulas em PDF, vídeos com resumos das aulas e áudios online da Sociedade Bíblica em Israel.


Para participar desta classe é muito importante ter o compromisso da leitura bíblica como um todo, Antigo Testamento junto com Novo Testamento. Além disso, é essencial ter um cronograma pessoal de leitura diária, além de ler, estudar e meditar nos textos bíblicos da aula ao longo da semana. E nossa expectativa é que nosso entendimento seja aberto para compreendermos as Escrituras (Lucas 24:45), pois com o conhecimento de Sua Palavra, anelamos amar o Senhor, Adonaiיהוה -de todo o nosso coração, de toda nossa alma, e de toda a nossa força (Deuteronômio 6:5).


Ao participar dessa classe você poderá aprender:


  1. Ler as Escrituras Hebraicas- a Bíblia que Jesus lia e ensinava, a que era estudada pela igreja de Atos, ensinada por Paulo e os apóstolos- de modo contextualizado e literal.

  2. Conhecer os princípios básicos da Língua Hebraica, breve história da evolução da língua e sua relação com os impérios e povos do período bíblico.

  3. Aprender durante a alfabetização, como reconhecer as letras e palavras do vocabulário bíblico básico, em diferentes manuscritos, como os de Qumran, pois alguns são da época entre Esdras e Jesus.

  4. Diferenciar aspectos básicos do Hebraico Bíblico e moderno.

  5. Identificar elementos da cultura israelense moderna que estão relacionados com o contexto bíblico e com a Língua Hebraica.

  6. Memorizar textos bíblicos em Hebraico para meditação nas Escrituras.

  7. Aplicar o conhecimento do Hebraico no estudo da Palavra de Deus, na vida devocional, no compartilhar do amor e da fé em Cristo Jesus.

Leia os depoimentos abaixo de como tem sido as aulas Online:


"Tenho participado da EBD de Hebraico, desde o início da quarentena. Gostaria de salientar,que desde sempre, não houve nenhum prejuízo quanto a isso. A classe continua prosseguindo normalmente, sem perda da sua excelência.

Muito pelo contrário, muitos irmãos afastados, estão podendo participar, inclusive de outro estado, igreja, adoentados, tem sido uma benção. Glória à Deus por isso. A paz do Senhor." Aluna da Classe de Hebraico - Gislene


"Me chamo Regiane, estou participando da classe on-line de Hebraico bíblico da querida irmã Alba, e quero compartilhar como amo essa classe é a nossa querida professora.

Eu participei no ano de 2011 pela primeira vez desta classe e digo que nesse período tive um grande crescimento em conhecimento e espiritualmente através das aulas.

Devido as circunstancias da minha vida tive que parar minha participação na classe, mas sempre me lembrava com carinho das aulas e da querida Alba; me casei e acabei vindo morar no Rio grande do sul, onde moro atualmente, mas sempre acompanhando igreja pela internet, sempre assistindo os cultos on-line.

Quando começou todo esse processo que estamos vivendo atualmente, permaneci sempre ligada na igreja através das redes sociais, e me senti mais ligada a igreja, pois sempre participei da ceia através do culto pela internet e me sentia sozinha por não estar presencialmente com os irmãos, e agora sinto que mesmo em casa estou conectada pois todos estamos em casa nesse momento (...) E tem sido encontros maravilhosos com a classe e tenho crescido na graça e no conhecimento de Deus a cada domingo, tenho experimentado um renovo espiritual em minha vida, pois desde que cheguei no Sul, não tinha conseguido me adaptar nas igrejas aqui, onde moro não temos uma unidade da igreja do Nazareno e me sentia muito solitária aqui, mas acompanhando a nosso querida igreja pela internet.

As aulas são excelentes e o formato de videoconferência tem sido uma ferramenta muito importante, os materiais de estudo chegam certinho e até me ajudou a ter um local específico no meu computador só para os arquivos da EBD. Acredito que outros irmãos como eu também se sentiram mais integrados com todo esse novo formato que estamos aprendendo a viver, e posso ver que até na separação aparente da congregação o SENHOR trouxe união para aqueles que se sentiam longe da comunhão com os irmãos presencialmente. Hoje mais do que antes me sinto parte da igreja e me fortaleço a cada culto e EBD que tenho participado. Sou a grata ao Senhor por essa igreja e pela querida Alba que é uma excelente ministra da sabedoria de Deus através de suas aulas. Deixo aqui esse testemunho para que saiba como tem sido importante e válido todo esforço feito por parte da liderança e dos ministros da igreja. Desejo ao Irmão um abençoado dia. Fica com a paz do Senhor Jesus."

Aluna da Classe de Hebraico - Regiane Caffaro



"Recomeçamos agora, no final de Junho e começo de Julho, um novo módulo de alfabetização e os novos alunos são bem-vindos. A média de participação na quarentena é de 10 alunos, mas chega a ter mais, como nos últimos domingos...temos 3 novos alunos.

... destaco que atualmente a Autoridade de Antiguidades de Israel fez um projeto para disponibilizar imagens inéditas dos manuscritos do Mar Morto para o público comum. Para nós isso é muito importante durante a alfabetização, porque os alunos aprendem a reconhecer as letras e palavras em uma escrita que manteve a tradição do escriba Esdras no período da restauração Persa. Tem alunos que já sabem ler e traduzir palavras nesses manuscritos. Para mim isso é muito emocionante, porque esses textos foram produzidos um pouco antes de Jesus nascer, então, quando Jesus estava aprendendo a ler as Escritura, ele lia este tipo de escrita, neste tipo de material. Além disso, procuro compartilhar o que aprendi sobre as Escrituras e arqueologia na minha última viagem para Jerusalém durante o início desse ano e o que Adonai está fazendo em Israel nesses dias." Professora Alba


INFORMAÇÕES:


A aula, no Google Meeting, Classroom, é aos domingos, as 09h00.

Para participar ou receber mais informações via whatsapp: 19 997217366

Veja aqui todas as Classe de EBD Online: Participe!

Passe os slides



135 visualizações0 comentário
bottom of page