• INCC

Estudo GC 17:A Interpretação de Jesus sobre a vingança


VERSÍCULOS CHAVE

“ — Vocês ouviram o que foi dito: “Olho por olho, dente por dente.” Eu, porém, lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém lhe der um tapa na face direita, ofereça-lhe também a face esquerda. Se alguém quer processar você e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa. Se alguém obrigar você a andar uma milha, vá com ele duas. Dê a quem lhe pede e não volte as costas ao que quer lhe pedir emprestado.”

Mateus 5:38-42

De onde você acha que vem a frase: “Olho por olho, dente por dente?” Você já imaginou como seria hoje a aplicação dessa lei? Quem feriu, seria ferido na mesma proporção. Quem matou alguém, seria morto da mesma forma. Pense um pouco mais como seria. Esse era o princípio de justiça no passado.


Mas Jesus, no Sermão do Monte, novamente dá seu ensino para aqueles que querem segui-Lo.

Jesus começa citando uma das leis mais antigas, a lex talionis, a lei da reciprocidade direta, também contida no Código de Hamurabi. Podemos vê-la no Velho Testamento em Êxodo 21.23-25: “ Mas, se houver dano grave, então, darás vida por vida, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferimento por ferimento, golpe por golpe”. A mesma lei aparece em Levítico 24.19,20: “Se alguém causar defeito em seu próximo, como ele fez, assim lhe será feito: fratura por fratura, olho por olho, dente por dente; como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará.”

Esse princípio não tinha a intenção de encorajar a vingança, mas, sim, limitá-la, restringir a vingança ilimitada. A retaliação nunca era aplicada pela pessoa ferida ou por seus parentes, mas sempre por um juiz e/ou tribunal, Êxodo 19:18 E mais, essa lei não representa toda a ética do Antigo Testamento, como podemos ver em Levítico 19.18: “Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor”. Ainda em Provérbios 25.21: “Se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer; se tiver sede, dá-lhe água para beber.”


Veja que Jesus troca a retaliação limitada por nenhuma retaliação. Ele a elimina para introduzir uma lei superior diante das injustiças sofridas. Jesus queria dizer que a vingança pessoal é tirada de nossas mãos.

Ele aplica este princípio de cinco maneiras:


1. Voltar a outra face (v.39)

2. Deixando a capa (v.40)

3. Caminhando a segunda milha (v.41) – 1 milha = 1.000 passos = 1,5 km

4. Dando ao que pede (v.42)

5. Emprestando ao que solicita (v.42)

Jesus destaca quatro coisas vitais da vida: honra, vontade, bens inalienáveis e generosidade. Mesmo que as pessoas nos desonrem, ferindo nosso rosto; mesmo que as pessoas nos constranjam a andar, ferindo nossa vontade; mesmo que as pessoas tomem de nós a roupa do corpo, bem inalienável, devemos reagir de maneira superior ou transcendente, sendo generosos e suprindo as necessidades de quem precisa.. Porque o cristão não paga o mal com o mal, mas o mal com o bem. Romanos 12:17 “Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens”.

Os versículos iniciais que lemos, mostram-nos a ética da vida cristã e o comportamento que deve distinguir um cristão de outros homens. O cristão não domina apenas suas ações, mas também suas reações.


1. Voltar a outra face (v.39)

Não nos ocorrerá com muita frequência encontrar-nos com alguém que nos dê bofetadas, mas vez ou outra no curso da vida receberemos insultos de maior ou menor proporção. Bater na face é um sinal de desonra. Não reconhecer seu valor, não receber agradecimento por algo que fez, não ser citado num evento que organizou ou idealizou, não ser chamado a assentar-se no lugar que deveria ser seu. Jesus nos está dizendo aqui que o cristão precisa ter aprendido a não experimentar ressentimento, seja qual for o insulto que receber, e a não procurar vingar-se de maneira alguma. Os discípulos de Cristo, sofrendo um mal, ao invés de procurarem vingar-se, devem estar preparados a sofrer outro mal com paciência. Bem-aventurados os mansos (Mateus 5:5). Cristo foi insultado em João 18:22 e seus discípulos aprenderam com o Mestre. Veja I Coríntios 4:9-13 – “Porque a mim me parece que Deus nos pôs a nós, os apóstolos, em último lugar..... nós, desprezíveis. Até a presente hora, sofremos fome, e sede, e nudez; e somos esbofeteados, e não temos morada certa...”


2. Deixando a capa (v.40)

O judeu se vestia com uma túnica (roupa interior), que servia como fiança num empréstimo. Mas a roupa externa (a capa), servia como proteção e cobertor, em especial à noite, quando o frio era presente. O ensino de Jesus é que, se alguém quisesse processar a outrem, era melhor que este último não somente desse o que à primeira vista tinha direito, mas até algo de maior valor, esperando que , agindo assim, pudesse evitar o desenvolvimento de um espírito maldoso e egoísta. É melhor ao cristão que faça assim do que venha a criar um estado de más relações com outra pessoa. É melhor perder coisas materiais do que sua boa consciência e integridade.


3. Caminhando a segunda milha (v.41)

Existia, na época, um costume romano que quando enviavam emissários de um lugar para outro lugar desconhecido dos emissários, requeria-se que um representante da localidade viesse recebê-los, acompanhá-los e transportasse suas bagagens até o destino designado, fornecendo cavalos e carruagens. Provavelmente Jesus estava ensinando que, devemos estar prontos a servir aos outros, quer o serviço seja razoável, quer seja árduo e difícil. Servir com a intenção de fazer mais do que as pessoas pedem ou esperam. Veja Colossenses 3:23: “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens”.


4. Dando ao que pede (v.42)

O princípio é que precisamos ajudar aos outros em suas necessidades. O próprio Deus outorga bênçãos àqueles que nada merecem. Mateus 5:45 diz “... ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos”. Deus nos amou a tal ponto que deu Seu Filho para morrer em nosso lugar quando éramos inimigos de Deus. Veja o que diz I João 3:17: “Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?” “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando” Tiago 4:17 . Nunca devemos nos negar a dar. Dar é tanto um privilégio como uma responsabilidade. “..é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar do que receber”. Atos 20:35.


5. Emprestando ao que solicita (v.42)

O verdadeiro discípulo de Jesus é generoso. Ele sabe que “o amor ao dinheiro é o princípio de todos os males” I Timóteo 6:10 Às vezes é melhor doar do que emprestar. Nem sempre o que pede terá recursos para pagar. Na cultura judaica não se permitia que um judeu cobrasse juros de outro (Êxodo 22:25). Vejam mais este versículo de Lucas 6:34: “E, se emprestais àqueles de quem esperais receber, qual é a vossa recompensa? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto”. A lei judaica previa as dádivas com uma disposição maravilhosa em Deuteronômio 15:7-11: “Quando entre ti houver algum pobre de teus irmãos, em alguma das tuas cidades, na tua terra que o Senhor, teu Deus, te dá, não endurecerás o teu coração, nem fecharás as mãos a teu irmão pobre; antes, lhe abrirás de todo a mão e lhe emprestarás o que lhe falta, quanto baste para a sua necessidade.... Pois nunca deixará de haver pobres na terra; por isso, eu te ordeno: livremente abrirás a mão para o teu irmão, para o necessitado, para o pobre na tua terra.”


Jesus nos tira do desejo de vingança e nos leva a ter um coração generoso, compreensivo, doador e amoroso.


PERGUNTAS PARA PENSAR


1. Qual era o princípio da vingança no Antigo Testamento?

2. Quem é que podia exercer a vingança no Antigo Testamento?

3. Como Jesus ensina a respeito da vingança?

4. Qual deve ser a atitude do cristão com respeito à vingança?


Versículos para memorizar:


“ 19 Meus amados, não façam justiça com as próprias mãos, mas deem lugar à ira de Deus, pois está escrito: “A mim pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.” 20 Façam o contrário: “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber; porque, fazendo isto, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele.”21 Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem..”

Romanos 12:19-21


Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/gcincceextensoes/


NOSSO CONVITE Hoje somos mais de 160 grupos cadastrados! E o retorno de todos os participantes tem sido muito positivo! GLORIA A DEUS!


Faça parte de um GC! Enviamos abaixo o link para que você se inscreva nos informando sobre o perfil de grupo que você gostaria de participar. Aguardamos sua inscrição!


LINK DE INSCRIÇÃO: https://bit.ly/inccgc