VERSÍCULO CHAVE:
“— Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.”
Mateus 5:6
OS QUE TEM FOME E SEDE DE JUSTIÇA SERÃO FARTOS!
As bem-aventuranças podem ser entendidas no mínimo de três maneiras:
(1) São um código de ética para os discípulos e um padrão de conduta para todos os cristãos;
(2) Contrastam os valores do reino (que são eternos) com os valores do mundo (que são temporários);
(3) Contrastam a “fé” superficial dos fariseus com a fé verdadeira que Cristo requer.
Muito bem! Já estudamos que devemos ser “humildes de espírito”, que precisamos “chorar”, e também que devemos ser “mansos”. Mas, nesta passagem bíblica, que diz: “bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça”, encontramos a resposta para tudo isso. Embora essa bem-aventurança pertença a todas aquelas que a precederam, não é menos verdade que ela introduz uma pequena modificação em toda a abordagem dessa questão.
As bem-aventuranças anteriores vinham impelindo-nos a olhar para nós mesmos, a examinarmos a nós mesmos; mas, neste versículo, começamos a procurar alguma solução, gerando uma leve alteração na ênfase.
Fome e sede são apetites naturais, diários, constantes que sempre retornam e clamam por novas satisfações. A fome e a sede são os mais fortes de todos os nossos apetites físicos.
Então, você tem fome e sede do que?
A quarta bem-aventurança fala sobre esse apetite, essa fome, mas que é espiritual: Os verbos no grego são muito fortes. Para fome é Peinao significa estar muito necessitado, sofrer de fome profunda. A palavra dipsao traz em si a ideia de sede de verdade. Jesus coloca os estímulos físicos mais fortes em uma ação contínua - os que têm fome, os que têm sede.
É importante ressaltar que a felicidade não precede a justiça. Ponha a felicidade no lugar que pertence à justiça, e a felicidade nunca será obtida. Não são os que tem fome e sede de felicidade, de bênçãos, de experiências ou de milagres.... não, é fome e sede de justiça. Felicidade e bênçãos são resultado da justiça. Essas devem ser nossas aspirações mais excelentes.
De que tipo de alimento devemos ter apetite?
Em primeiro lugar, devemos ter apetite pela justiça imputada de Deus (legal).
Em segundo lugar, devemos ter apetite pela justiça moral.
Em terceiro lugar, devemos ter apetite pela justiça social
Para os que têm fome e sede de justiça há duas bênçãos prometidas: Eles são saciados e felizes. Aquele que tem fome e sede de justiça é saciado, embora jamais deixe de continuar ansiando por justiça. Jesus está ensinando que os famintos de Deus não serão despedidos vazios nem serão decepcionados. Ele promete felicidade e saciedade. Entretanto, ninguém jamais será satisfeito sem que antes esteja faminto e sedento de justiça nos aspectos que estudamos.
FINALIZANDO:
1. Creia em Cristo como seu Salvador. Ele é a única justiça de Deus para os nossos pecados.
2. Seja justo em todo o seu proceder diariamente;
3. Trabalhe na busca da justiça social em sua área de atuação;
4. Ore para que a justiça social seja feita progressivamente em nosso país.
Veja o Estudo completo em PDF
+ Vídeo Aula
NOSSO CONVITE Hoje somos mais de 160 grupos cadastrados! E o retorno de todos os participantes tem sido muito positivo! GLORIA A DEUS!
Faça parte de um GC! Enviamos abaixo o link para que você se inscreva nos informando sobre o perfil de grupo que você gostaria de participar. Aguardamos sua inscrição!
LINK: https://bit.ly/inccgc
Europa, Estados Unidos & Canadá, e agora, África! Grupos de Comunhão Internacionais
"... sem barreiras para a comunhão"
Você não foi enviado para este país por acaso, Deus quer te usar para juntos fazermos discípulos de todas as nações!
Outras informações sobre os GCs Internacionais entre em contato:
Pr. Cleber Soares
Whats: +55 (019)981510850
E-mail: cleberfsoares@gmail.com
Fiquei muito emocionada com este estudo: "Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça" (porque serão fartos). Eu sou uma destas pessoas que tem fome e sede de justiça e glória a Deus por nos saciar. 🙌🙏