• INCC

Estudo GC 7: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.”


VERSÍCULO CHAVE:

“— Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.”

Mateus 5:6


OS QUE TEM FOME E SEDE DE JUSTIÇA SERÃO FARTOS!


As bem-aventuranças podem ser entendidas no mínimo de três maneiras:

  • (1) São um código de ética para os discípulos e um padrão de conduta para todos os cristãos;

  • (2) Contrastam os valores do reino (que são eternos) com os valores do mundo (que são temporários);

  • (3) Contrastam a “fé” superficial dos fariseus com a fé verdadeira que Cristo requer.


Muito bem! Já estudamos que devemos ser “humildes de espírito”, que precisamos “chorar”, e também que devemos ser “mansos”. Mas, nesta passagem bíblica, que diz: “bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça”, encontramos a resposta para tudo isso. Embora essa bem-aventurança pertença a todas aquelas que a precederam, não é menos verdade que ela introduz uma pequena modificação em toda a abordagem dessa questão.


As bem-aventuranças anteriores vinham impelindo-nos a olhar para nós mesmos, a examinarmos a nós mesmos; mas, neste versículo, começamos a procurar alguma solução, gerando uma leve alteração na ênfase.


Fome e sede são apetites naturais, diários, constantes que sempre retornam e clamam por novas satisfações. A fome e a sede são os mais fortes de todos os nossos apetites físicos.





Então, você tem fome e sede do que?


A quarta bem-aventurança fala sobre esse apetite, essa fome, mas que é espiritual: Os verbos no grego são muito fortes. Para fome é Peinao significa estar muito necessitado, sofrer de fome profunda. A palavra dipsao traz em si a ideia de sede de verdade. Jesus coloca os estímulos físicos mais fortes em uma ação contínua - os que têm fome, os que têm sede.


É importante ressaltar que a felicidade não precede a justiça. Ponha a felicidade no lugar que pertence à justiça, e a felicidade nunca será obtida. Não são os que tem fome e sede de felicidade, de bênçãos, de experiências ou de milagres.... não, é fome e sede de justiça. Felicidade e bênçãos são resultado da justiça. Essas devem ser nossas aspirações mais excelentes.





De que tipo de alimento devemos ter apetite?

  • Em primeiro lugar, devemos ter apetite pela justiça imputada de Deus (legal).

  • Em segundo lugar, devemos ter apetite pela justiça moral.

  • Em terceiro lugar, devemos ter apetite pela justiça social


Para os que têm fome e sede de justiça há duas bênçãos prometidas: Eles são saciados e felizes. Aquele que tem fome e sede de justiça é saciado, embora jamais deixe de continuar ansiando por justiça. Jesus está ensinando que os famintos de Deus não serão despedidos vazios nem serão decepcionados. Ele promete felicidade e saciedade. Entretanto, ninguém jamais será satisfeito sem que antes esteja faminto e sedento de justiça nos aspectos que estudamos.


FINALIZANDO:


1. Creia em Cristo como seu Salvador. Ele é a única justiça de Deus para os nossos pecados.

2. Seja justo em todo o seu proceder diariamente;

3. Trabalhe na busca da justiça social em sua área de atuação;

4. Ore para que a justiça social seja feita progressivamente em nosso país.






Veja o Estudo completo em PDF

+ Vídeo Aula




Estudo 7 - As bem aventuranças - A essên
.
Download • 395KB





NOSSO CONVITE Hoje somos mais de 160 grupos cadastrados! E o retorno de todos os participantes tem sido muito positivo! GLORIA A DEUS!


Faça parte de um GC! Enviamos abaixo o link para que você se inscreva nos informando sobre o perfil de grupo que você gostaria de participar. Aguardamos sua inscrição!


LINK: https://bit.ly/inccgc




Europa, Estados Unidos & Canadá, e agora, África! Grupos de Comunhão Internacionais


"... sem barreiras para a comunhão"