• INCC

GC I Nessas duas parábolas, Jesus mostra que o Reino dos Céus é como um grande tesouro.



Versículos: Mateus 13:44-46


A parábola do tesouro escondido. “44 — O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem achou e escondeu. Então, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.”


A parábola da pérola. “45 — O Reino dos Céus é também semelhante a um homem que negocia e procura boas pérolas. 46Quando encontrou uma pérola de grande valor, ele foi, vendeu tudo o que tinha e comprou a pérola.”

Versão Nova Almeida Atualizada (NAA)



Nessas duas parábolas do tesouro escondido e da pérola de grande valor, Jesus mostra que o Reino dos Céus é como um grande tesouro.


O que é um tesouro? É um conjunto de riquezas de qualquer tipo (p.ex., dinheiro, joias, pedras e metais preciosos). Referência.

Um tesouro as pessoas escondiam nos campos, era uma prática daquela época pois as pessoas não tinham o costume de deixar dinheiro em bancos, pois os banqueiros que a Bíblia fala, eram cambistas que emprestavam dinheiro a juros.


Uma curiosidade interessante, é que muitas pessoas guardam o dinheiro em baixo do colchão e colocam dinheiro em gavetas, sacolas plásticas e até atrás de quadros para ninguém desconfiar. Você já fez isso? Na internet tem uma sugestão de colocar dinheiro guardado na geladeira ou no freezer. Os ladrões nunca iriam procurar lá...

Na Palestina, com certeza muitos escondiam os tesouros por medo dos ladrões roubarem. Agora encontrar um tesouro era como achar uma agulha num palheiro, era algo raro de acontecer. O que o texto ensina é que encontrar um tesouro e depois comprar o campo não era ilegal, pois a lei judaica dizia que a pessoa que comprava uma propriedade tinha direito a tudo que tinha nela. Talvez alguns o chamassem de louco por dar tudo o que tinha para comprar um campo.


Alguns pensamentos dessa parábola:


a) As coisas de Deus precisam ser descobertas, pois tem muitas promessas que estão escritas, mas que precisam ser lidas e aplicadas na vida de cada um.


b) O campo representa o mundo, em que o Rei do Reino valoriza o seu povo.


c) Este homem representa Jesus que se entregou por toda a humanidade, Ele deu a própria vida. Nós não temos como pagar o seu grande sacrifício por amor.


d) A alegria que foi Jesus ter nos comprado com o seu sangue. Ele trouxe grande salvação para todos os que estavam perdidos. Jesus fez isso pelo mundo inteiro. Lucas 15:7 “7Digo a vocês que, assim, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende....”


Na parábola da pérola, Jesus diz que o Reino dos Céus é também semelhante a um homem que negocia e procura boas pérolas e quando ele encontra uma pérola valiosa, ele vai e vende tudo o que tem para comprar aquela pérola.

O que são pérolas?


Pérolas “são a reação das ostras a um intruso em sua concha. A pérola é o resultado de uma espécie de defesa de organismo do molusco a um invasor – organismo externo que pode ser desde um grão de areia ou um parasita. Nem todas as ostras formam pérolas, somente as perlíferas que fazem parte das famílias Pteriidae (de água salgada) e Unionidae (de água doce). E também não são todas as pérolas que têm valor comercial – apenas as que saem bem redondinhas. A maioria delas, porém, cresce grudada na concha da ostra, como se fosse uma verruga, e fica em formato de meia esfera, o que tira dela a chance de ser vendida.” Referência.


a) As pérolas são pequenas, mas tem um grande valor.

b) Jesus é o comerciante e a pérola são os crentes individuais.

c) Jesus vê nos crentes individuais pedras preciosas de valor inestimável.

d) Jesus está à procura de pérolas valiosas.

e) Jesus dá tudo o que tem para ficar com as pérolas.

f) A pérola na antiguidade era a mais bela de todas as posses, assim como o Reino dos Céus é o mais maravilhoso de tudo que existe.

g) Parece loucura também que o comerciante venda tudo o que tem para comprar uma pérola, mas para ele vale a pena. Jesus também pagou um alto preço por cada pessoa da humanidade, mostrando o grande preço que cada pessoa individualmente tem. Todos valem a pena!

I Coríntios 6:20 “Porque vocês foram comprados por preço.”


Para concluir, percebe-se que nas duas parábolas, Jesus está mostrando o valor que tem as pessoas para Ele. Deus enviou o seu único filho para se entregar por toda a humanidade. Ele deu tudo o que tinha. Nunca se desvalorize. O seu valor é incalculável.


Também, Jesus quer mostrar que o Reino dos Céus excede todos os tesouros do mundo e ao encontrar as pessoas descobrem que os prazeres transitórios do mundo não se comparam com ele.


E você já foi encontrado pelo Senhor?


PERGUNTAS PARA PENSAR:


• Qual o valor dessas parábolas?

• Quem é o homem e o tesouro escondido? E o campo?

• Quem é o comerciante e as pérolas?

• Por que ele vende tudo para ficar com uma pérola?

• Qual o ensinamento dessas duas parábolas?