• INCC

GC I O poder da palavra de Jesus!

Tema: O poder da palavra de Jesus Lucas 5:1-11 (NAA)

Milagre: Pesca miraculosa em Genesaré

Preparado por Pr. Flávio Barbosa


A pesca maravilhosa. Os primeiros discípulos - Mt 4.18-22; Mc 1.16-20


Aconteceu que Jesus estava junto ao lago de Genesaré, e a multidão o apertava para ouvir a palavra de Deus. Então ele viu dois barcos junto à praia do lago. Os pescadores tinham desembarcado e estavam lavando as redes. Entrando num dos barcos, que era o de Simão, Jesus pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia; e, assentando-se, do barco ensinava as multidões. Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão: — Leve o barco para o lugar mais fundo do lago e então lancem as redes de vocês para pescar. Em resposta, Simão disse: — Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sob esta sua palavra, lançarei as redes. Fazendo isso, apanharam grande quantidade de peixes; e as redes deles começaram a se romper. Então fizeram sinais aos companheiros do outro barco, para que fossem ajudá-los. E foram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase afundarem. Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: — Senhor, afaste-se de mim, porque sou pecador. Pois, à vista da pesca que fizeram, a admiração se apoderou dele e de todos os seus companheiros, bem como de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus sócios. Então Jesus disse a Simão: — Não tenha medo! De agora em diante você será pescador de gente. E, arrastando eles os barcos para a praia, deixando tudo, o seguiram.


O que é milagre?

Segundo o dicionário online, é um “Ato ou acontecimento fora do comum, inexplicável pelas leis naturais. Uma situação incomum, não habitual. ”


O milagre não pode ser pelo feito por homens, só Deus tem o poder de fazer milagres. Ele pode usar quem Ele quiser para fazer milagres na vida das pessoas. O milagre não vem por promessa humana, mas pelo poder da Palavra de Deus.


Deus fez muitos milagres no Antigo Testamento, Jesus e os apóstolos no Novo Testamento e continua fazendo milagres sobrenaturais e incomuns.


Você já viu um milagre?

Não. Então respire e você vai ver o milagre da vida em você. O simples fato de acordar todos os dias e poder andar, falar e ter todas as funções do organismo funcionando normalmente; isso é milagre. Para muitos, um milagre só acontece quando um paralítico anda, um cego vê, o doente é curado; mas Deus faz esses e outros milagres nas pequenas coisas que até parecem imperceptíveis.

Como que Deus faz um milagre?

Ele usa a fé como ferramenta, que é acreditar em Deus e de que Ele tem todo o poder e autoridade para realizar ações sobrenaturais (que ultrapassa o natural, fora das leis naturais, fora do comum; extranatural; que não é conhecido senão pela fé.)


Certa vez, uma pessoa disse que tinha ido numa cruzada evangelística e quando estavam tendo as ministrações, uma pessoa que tinha uma perna menor que a outra, ele viu a perna crescer e ficar do mesmo tamanho. Ele ficou impressionado, pois ele nunca imaginou que veria um milagre tão extraordinário da parte de Deus.


O texto de hoje mostra um milagre extraordinário de Jesus.


Como foi falado acima, milagre só Deus pode fazer. Os discípulos de Jesus estavam no lago de Genesaré; que é conhecido também como o mar da Galiléia, ou o mar de Tiberíades. É um lago de água doce, que por suas dimensões e importância num local desértico, foi chamado de mar, devido à sua extensão que chega a 19 km de comprimento, 13 km de largura, 43 metros de profundidade e tem um total de 166 km². O seu afluente é o rio Jordão e o seu efluente é o mar Morto. Foi no mar da Galiléia que Jesus chamou Pedro, André, João e Tiago. Também nas montanhas do mar da Galiléia, o sermão do monte, Jesus alimentou mais de cinco mil pessoas; no mar da Galiléia que Ele andou sobre as águas e acalmou uma tempestade.


Nesse contexto, havia uma multidão querendo ouvir Jesus. É tão maravilhoso quando as pessoas param para ouvir a Palavra de Deus. Ela é o alimento espiritual que sacia a fome das pessoas, traz a paz ao coração e cura a alma ferida.


Os pescadores estavam limpando as redes, pois tinham acabado de chegar da pesca e Jesus então pede para Simão afastar um pouco o barco da praia. Jesus ensinava as multidões do barco. Imaginem aí um milagre, pois multidões paravam para ouvir Jesus e não havia microfone ou caixas de som. Alguns estudiosos da região, dizem que o local tem uma acústica impressionante e por isso que Jesus conseguiu falar para todas as pessoas, sem qualquer equipamento sonoro.


Ao terminar de falar para as multidões, Jesus diz para Simão levar o barco mais para o fundo do lago e então deveriam lançar as redes para pescar. Simão responde para Jesus que eles tinham trabalhado a noite toda e não pegaram nada, mas pela Sua palavra ele faria o que estava dizendo. Era uma atitude de fé e por mais que estivesse frustrado por ter trabalhado e não pescado nada, ele ainda sim, parece que meio contrariado, mas concorda. Era um trabalho árduo, pois ele tinha de pegar as redes, ir para um local distante e lançar as redes novamente. Interessante notar que Simão era pescador experiente, ele sabia onde jogar as redes para pescar. Então vem Jesus, que não era pescador, mas carpinteiro e dá uma outra direção.


Um pescador...

Um pescador conhece os peixes. Ele sabe em que águas se encontram, ele conhece seus hábitos, ele sabe onde se escondem. Alguns se encontram em águas profundas, outros em águas rasas. Alguns nadam sozinhos, outros em cardumes.

Um pescador conhece as épocas. Ele sabe quando é hora de sair para a pesca e quando deve esperar. Nem toda hora é hora de pescar. Há horários em que é inútil lançar a rede. Há horários em que os peixes vêm por si mesmos. Por isso o pescador precisa saber e observar a hora certa para pescar.

Um pescador conhece os seus instrumentos de trabalho. Existem diferentes maneiras de pescar, que exigem apetrechos diferentes. Para certos tipos de peixes usa-se o caniço, enquanto outros são pescados com redes. Um pescador decide se vai levar o anzol ou o arpão para pescar. E ele sabe lidar com todos estes apetrechos e instrumentos.

Um pescador não deve ser visto. Ele não deve chamar a atenção. Ele não faz barulho ou movimentos bruscos. Ele não agita a água. Nem a sua sombra deve projetar-se na água. Um pescador não deve expor-se em seu trabalho. O importante não é o próprio pescador, mas o que ele faz.” Revista Chamada


A obediência de Pedro, trouxe resultados extraordinários para ele e todos os que estavam ali. A quantidade de peixes foi tão grande que as redes começaram a se romper e precisam chamar outros para participar do milagre também. Quando Deus faz um milagre, Ele abençoa os que estão perto. O milagre alcança outros, e o resultado foi tão extraordinário que eles quase afundaram.


A atitude de Simão ao voltar para Jesus é impressionante, pois ele reconhece que Deus trabalha através de Jesus e que ele como um homem pecador, não era digno de estar na presença de Jesus. O que aconteceu naquele barco, numa atitude totalmente diferente do que eles estavam acostumados a pescar, foi sobrenatural e mudou a visão que eles tinham sobre Jesus e o relacionamento com Deus.


Jesus diz para ele não ter medo, pois a partir de então ele iria pescar gente e não mais peixes. Jesus aceita a confissão de Simão e agora ele iria ser um instrumento de Deus para resgatar as pessoas do perigo do pecado.


Eles arrastam o barco para a praia, deixaram tudo e seguiram a Jesus.


PARA PENSAR:


1. Todos queriam ouvir Jesus. Será que os seus discípulos hoje, têm para parado para ouvir a voz de Jesus?

2. Jesus ensinava as multidões. Quantos pessoas você tem ensinado a Palavra de Deus?

3. O trabalho com a benção de Deus traz resultados extraordinários que abençoa você e outros que estão à sua volta. Foi isso que Simão fez ao chamar outros para ajudar quando a benção chegou. Ele não foi egoísta. Você tem sido generoso?

4. Simão reconheceu o seu pecado e que não digno de estar na presença de Jesus. Ele se prostra. Você se arrepende dos seus pecados para poder estar na presença de Jesus?

5. Jesus tirou todo o medo de Simão e passa agora a tê-lo como um ganhador de almas e não mais um pescador de peixes. Qual é a sua preocupação de deixar tudo e seguir a Jesus?


VERSÍCULOS PARA MEMORIZAR:


Mateus 19:28-30


“28Jesus lhes respondeu: — Em verdade lhes digo que, na regeneração, quando o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, vocês que me seguiram também se assentarão em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. 29E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna. 30Porém muitos primeiros serão últimos; e os últimos serão primeiros.”


 


Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/gcincceextensoes/


NOSSO CONVITE Hoje somos mais de 160 grupos cadastrados! E o retorno de todos os participantes tem sido muito positivo! GLORIA A DEUS!


Faça parte de um GC! Enviamos abaixo o link para que você se inscreva nos informando sobre o perfil de grupo que você gostaria de participar. Aguardamos sua inscrição!


LINK DE INSCRIÇÃO: https://bit.ly/inccgc


 

Europa, Estados Unidos & Canadá, e agora, África! Grupos de Comunhão Internacionais


"... sem barreiras para a comunhão"




Você não foi enviado para este país por acaso, Deus quer te usar para juntos fazermos discípulos de todas as nações!




Outras informações sobre os GCs Internacionais entre em contato:

 

Contatos:


Mobilizador Projeto GC INCC & Extensões: Pr. Flavio Barbosa / Whats: +55 19 99846-2010

Secretarios: Marcelo / Whats: +55 19 99613-1626 e Pr. Antônio / Whats: +55 19 98160-0148

GCs Internacionais: Pr. Cleber Soares / Whats: +55 (019)981510850 /

Lideres de GC INCC & Extensões:

GC Central: Pr. Flavio Barbosa / Whats: +55 19 99846-2010

GC Comunidade da Esperança: Pr. Diego / Whats: +55 19 99880-4920

GC Cidade Universitária: Pr. Roberto / Whats: +55 19 98823-1757

CG Swiss Park: Pr. Wlamir / Whats: +55 19 98423-4071

119 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo