• INCC

Grupos de Comunhão: Estudo de Atos 19 I 1ª Parte



“Assim, a palavra do Senhor crescia e prevalecia poderosamente.”

Atos 19:20


A igreja de Éfeso tornou-se a Igreja mais importante do primeiro século, depois da Igreja de Jerusalém e de Antioquia da Síria.


Em três anos que Paulo passou nessa grande metrópole de 200.000 habitantes, o evangelho espalhou-se por toda a província da Ásia Menor.


Éfeso era uma das cidades mais influentes do mundo. Ali ficavam o centro do culto ao imperador da Ásia Menor e o templo de Diana, o maior edifício da época, atraindo multidões de fiéis de todas as partes. Éfeso era também um grande centro de ocultismo do primeiro século. Paulo permaneceu em Éfeso mais tempo do que em qualquer outra parte.


Paulo ensinou três meses na sinagoga e dois anos na escola de Tirano. Ao todo foram três anos de intenso trabalho, pregando e ensinando judeus e gregos sobre o arrependimento e a fé em Cristo (20:20, 21, 31) Ele pregava publicamente e também de casa em casa.


A igreja de Éfeso tornou-se a mais importante a partir da terceira viagem missionária de Paulo. Dali saíram os obreiros para plantar as igrejas da Ásia Menor.


Em Éfeso Paulo encontra doze homens que haviam recebido o batismo de João, mas não tinham ainda recebido o Espírito Santo. Depois que os doze homens creram em Jesus e foram batizados em nome de Jesus, Paulo impôs as mãos e eles receberam o Espírito Santo e passaram a falar em línguas e profetizar. O derramamento do Espírito Santo é universal, para todos os povos.


Vídeo sobre a História de Éfeso:


Alguns membros da sinagoga começaram a resistir a Paulo, mostrando-se empedernidos e incrédulos e até mesmo falando mal do Caminho. Paulo não entrou num debate infrutífero. Otimizou seu tempo ao rumar com os discípulos para um lugar neutro, onde criou uma escola de teologia e ensinou regularmente a Palavra de Deus durante dois anos.


Deus confirma o apostolado de Paulo por meio de milagres e o encoraja realizando milagres extraordinários pelas suas mãos, curando enfermos e libertando endemoninhados. Éfeso era um centro de ocultismo (19:18,19). Os milagres não são o evangelho, mas abrem as portas para ele. Os milagres não têm o poder de converter as pessoas a Cristo, apenas testemunham o poder de Cristo.


Os falsos obreiros têm um poder inadequado, onde Deus instrumentaliza obreiros fiéis, Satanás apresenta seus falsos obreiros. Os sete filhos de Ceva tentaram fazer o mesmo que Deus estava fazendo pelas mãos de Paulo e se deram mal, pois se aventuraram a libertar um homem endemoninhado em nome do Jesus que Paulo pregava. O homem possesso saltou sobre eles furiosamente, deixando-os feridos e nus.

E ainda disse: “Conheço Jesus e sei quem é Paulo, mas vós, quem sois? (19:15).


A palavra de Deus prevalece poderosamente, após a experiência anterior, muitos creram em Cristo e demonstraram arrependimento numa confissão pública de seus pecados (19:18). Outros, que estavam envolvidos com práticas de feitiçarias e artes mágicas, queimaram seus livros em praça pública, numa corajosa atitude de rompimento definitivo com essas práticas pagas. A Palavra de Deus crescia e prevalecia poderosamente em Éfeso e na Ásia Menor.



Cresça na Palavra! Participe de um Grupo de Comunhão Online!

Veja o Estudo completo em PDF:

Atos Cap 19 - 1a Parte - GRUPO
.pdf
Download PDF • 315KB

S I G N O - N O S: @gcincceextensoes


NOSSO CONVITE

Hoje somos mais de 160 grupos cadastrados! E o retorno de todos os participantes tem sido muito positivo! GLORIA A DEUS!

Faça parte de um GC! Enviamos abaixo o link para que você se inscreva nos informando sobre o perfil de grupo que você gostaria de participar. Aguardamos sua inscrição!

LINK: https://bit.ly/inccgc

38 visualizações
logo incc preto.png
Igreja do Nazareno Central de Campinas