• INCC

Voltamos! GC 10: Felizes os perseguidos por causa da justiça



VERSÍCULOS CHAVE:


“— Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. — Bem-aventurados são vocês quando, por minha causa, os insultarem e os perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vocês. Alegrem-se e exultem, porque é grande a sua recompensa nos céus; pois assim perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.”


FELIZES OS PERSEGUIDOS POR CAUSA DA JUSTIÇA


Injustiça, inverdades contra você, injúrias, calúnias, insultos, perseguição, ataques morais e físicos.

Para nós, é quase incompreensível associar perseguição com felicidade. Perseguição e felicidade parecem-nos coisas mutuamente excludentes. Esse é o grande paradoxo do cristianismo. Mas Jesus termina as bem-aventuranças dizendo que o mais elevado grau de felicidade está ligado à perseguição. Obviamente não são felizes todos os perseguidos, mas os perseguidos por causa da justiça.


No cristianismo a cruz vem antes da coroa. O sofrimento precede a glória. Importa-nos entrar no reino por meio de muitas tribulações. Vejamos Atos 14.22: ”fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé, e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus”




Porque você é um cristão, o mundo o odeia, como odiou a Cristo: “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia..... Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros...” (Jo 15.18,19, 20b).


I - Há duas maneiras de perseguir uma pessoa:


a) Em primeiro lugar, a perseguição das armas (Mt 5.10).

b) Em segundo lugar, a perseguição da língua (Mt 5.11)


Três são as formas da perseguição pela língua:

a) Injúria

b) Mentira

c) Falar mal


II - Quem são os perseguidos?


A perseguição no versículo 10 é generalizada: “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus”, enquanto no versículo 11 é personalizada: “Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós”. Quem são eles? São os mesmos descritos nos versículos 3 a 9: os humildes, os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os limpos de coração e os pacificadores.


Quero lhes deixar alguns exemplos: os apóstolos de Cristo foram perseguidos de forma implacável. André, irmão de Pedro, foi amarrado na cruz para ter morte lenta. Pedro ficou preso nove meses e depois foi crucificado de cabeça para baixo. Paulo foi decapitado por ordem de Nero. Tiago foi passado ao fio da espada por ordem de Herodes Agripa I. Mateus, Bartolomeu e Tomé foram martirizados. João foi deportado para a ilha de Patmos.


III - Quando sofrer é uma bem-aventurança?


Quando sofremos por causa da justiça (5.10). Alguns tomam a iniciativa de opor-se a nós não por causa dos nossos erros, mas porque não gostam da justiça da qual temos fome e sede. A perseguição é simplesmente o conflito entre dois sistemas de valores irreconciliáveis.


Sofrer pelo erro não é bem-aventurança, mas vergonha e derrota. Sofrer pelo erro é punição e castigo, e não felicidade. Um cristão não é feliz ao ser perseguido por ter transgredido a lei de Deus. Os